casta de vinhos encruzado

Casta de vinhos Encruzado:

Propriedades da casta:
A casta Encruzado tem uma boa produção e é bastante equilibrada em açúcar e acidez. Os vinhos compostos por esta casta são muito aromáticos e de sabor acentuado. Apresentam uma longevidade fora do comum, uma vez que podem conservar-se em garrafa durante muitos anos.

Tipo da casta Branca
Descrição O cultivo da casta Encruzado é praticamente exclusivo da zona do Dão, sendo provavelmente a melhor casta branca plantada na região. É utilizada na produção da maioria dos vinhos brancos através de vinhos de lote ou de vinhos monovarietais.
A casta Encruzado tem uma boa produção e é bastante equilibrada em açúcar e acidez. Por outro lado, é muito sensível à podridão e a condições climatéricas desfavoráveis (chuva e vento).
Os vinhos compostos por esta casta são muito aromáticos e de sabor acentuado. Apresentam uma longevidade fora do comum, uma vez que podem conservar-se em garrafa durante muitos anos.

Características Ampelográficas
Fonte: Catálogo das Castas, IVV.

Ramo jovem Ápice vegetativo aberto, com pigmentação antociânica generalizada, de forte intensidade e com média pilosidade aplicada.
Folha jovem Acobreada e com forte pigmentação antociânica. Página inferior com média pilosidade aplicada entre as nervuras e sobre as mesmas fraca pilosidade erecta e aplicada.
Flor Hermafrodita.
Vigor Médio.
Porte Pendente.
Pâmpanos Verdes nas duas faces dos nós e entre-nós. Olhos sem pigmentação antociânica.
Gavinhas Distribuídas em dois ou menos nós sucessivos e longas.
Folha adulta Pequena, pentagonal e quinquelobada. Página superior verde médio, com perfil irregular, médio empolamento, enrugada e ondulação generalizada. Dentes curtos e convexos. Seio peciolar pouco aberto com a base em V. Seios laterais superiores abertos com a base em V. Nervuras principais com forte pigmentação antociânica nas duas páginas. Página inferior com fraca pilosidade aplicada entre e sobre as nervuras. Pecíolo mais curto que a nervura principal mediana e glabro.
Cacho Pequeno e medianamente compacto. Pedúnculo longo e com média lenhificação.
Bago Médio, não uniforme, ligeiramente achatado e com secção transversal regular. Epiderme verde amarelada com média pruína. Película fina e hilo aparente. Polpa não corada, mole, suculenta e de sabor especial. Pedicelo médio e de difícil separação.
Graínhas Com forte dureza do tegumento.
Sarmentos Elípticos, estriados, castanhos amarelados, com fraca pilosidade aplicada nos entre-nós e apresenta gavinhas no meritalo a partir do 10.º nó.

A produtora de vinhos Sara Dionisio of Casa de Mouraz descreve no link abaixo uma descriçao da casta alem fronteiras:

fonte:(infovini)

Share this Post!

About the Author : Vinhos.com

0 Comment

Leave a Comment

Your email address will not be published.